Páginas

09 maio 2011

A arte e a moda by Sonia Delaunay


Sarah Stern, esse era seu verdadeiro nome, mas também era chamada Sonia Terk, nascida na cidade de Gradizhsk, uma aldeia na Ucrânia, em 14 de novembro de 1885 e veio a falecer em Paris, 5 de dezembro de 1979. Em 1910, Sonia casou-se com Robert Delaunay, também artista, tiveram um filho, Charles.
Sonia é reconhecida como uma pintora abstracta e colorista, aplicou todos os seus conhecimentos e talentos em praticamente em todas as áreas de expressão visual, incluindo as artes gráficas, decoração, teatro, cinema, moda e têxtil.Seu estilo, a meu ver, é difícil de definir, cubismo, futurismo, teve sua fase Fauvista, mas foi com as artes decorativas que ela recebeu diversos prémios.

Sua marca registrada é a sensação de movimento e ritmo criada pelo contraste simultâneo das cores. Atualmente, está acontecendo uma exposição no Smithsonian, especificamente no Cooper-Hewit, National Design Museum, Color Moves: Arte e Fashion by Sonia Delaunay, de 18 de março a 19 de junho de 2011. Esta exposição irá mostrar todos os trabalhos realizados por Sonia no seu atelier, Simultané em Paris, na década de 20, os têxteis criados para Metz& Co ( Loja de departamentos em Amsterdã em 1930 ).Mostra-rá exemplos de projetos têxteis, vestuário, fotografias, irá estar presente obras que estão no Musée Des Arts Decoratifs, Musée de la mode de la ville de Paris, Musée de L`Etoffes, Bibliothéque Nationale de France e coleções privadas.Veja abaixo mas exemplos do trabalho desta mulher que indiscutivelmente é uma fonte de inspiração.








Veja mais no Web site da exposição aqui e aqui

Nenhum comentário: