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29 outubro 2010

Ilustração Surrealista

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O nome dele é, Iain Macarthur, nascido em 1986 em Swindon, Inglaterra, desde os 8 anos é fanático por artes e principalmente por desenhos fantásticos e quadrinhos. Sua fonte de inspiração, artistas que ele confessa que o influência é Alphonse Mucha, Klimt, David Lee Choong, madeira Ashley entre outros. Já adulto passou ase dedicar a desenhar rostos o mais realístico possível, inclusive, tem o hábito de sempre carregar consigo, um caderno de desenho, onde, não importa em que lugar ou viagem, ele usa este caderno para ilustrar personagens e lugares que vai encontrando e com isso ele afirma que este método faz com que seu trabalho se torne bem fiel a realidade. Mas ainda hoje os desenhos animados são fonte de inspiração para seus trabalhos

Se formou em 2008 e já participou de várias exposições. É especialista em design, photoshop e pintura. Seus trabalhos, no meio artístico é considerado surreal, único. Ele usa materiais como: Lápis, aquarela e canetas.

Quer ver mais dos trabalhos deste gênio, aqui e aqui.download (3).jpg-surreal3

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Fonte:Iainmacarthur

21 outubro 2010

Os anos 50 está na moda

titulo anos 50

A década de 50, fez surgir de forma gradual, o renascimento das indústrias de roupa e uma grande busca por trajes elegantes e suntuosos. Natural, período pós guerra, onde se vinha de total rigidez e escassez de tudo, da comida e de uma variedade de bens de consumo. Mesmo durante a guerra, a Europa, melhor dizendo a França, manteve a moda com austeridade e criatividade e com isso todo o setor profissional deste ramo sobreviveu. Houve até racionamento de tecido, permitindo somente quatro metros para um mantô e um metro para um vestido chemisier. Com todo esse rigor, fez nascer na Paris ocupada, novas maisons como: Jacques Fath, Nina Ricci, Marcel Rochas, Robert Piguet são alguns que não deixaram que o horror da guerra impedisse o Savoir-faire.

Já os norte Americanos não passaram por tantas privações já que a guerra não foi travada em seu território, consagrou o ready-to-wear, suas lojas de departamento como a bergdorf e Goodman vendiam por catálogo onde estrelas de cinema eram as top model do momento como Gloria Swanson e Joan Crawford, e as entrega eram feitas rapidamente. a sociedade tinha pressa para consumir, também com tantas novidades em diversos setores,tudo para facilitar, melhorar e modernizar a vida das pessoas. as donas de casa adoraram. Os executivos das lojas de departamento americano, visitavam Paris em busca de novos modelos e da alta costura que era consumido pelas americanas endinheiradas.cats Foi nesta época que com a crise do final da guerra, os Estados Unidos passaram a cobrar 90% de impostos sobre roupas importadas, em diante, só franquias de telas moldes (modelagens) levando com isso o fortalecimento da fabricação em massa, surgimento de confecções e se introduz os materiais sintéticos que antes eram vistos como indignos para o vestuário. Se o sportswear não foi inventado pelos americanos pelo menos eles colocaram esta categoria em evidência. Surgiram também os conjuntos, peças intercambiáveis, proporcionando a mulher liberdade para a coordenação das peças.

Estamos em 1950, época de transição pós-guerra e o período de mudanças e revolução comportamentais e tecnológicas. Se estabelece regras para um novo jogo e a moda não ficará de fora dessas mudanças. consumados pelo impulso da guerra, os avanços tecnológicos vêm trazer facilidades e eficiência no campo doméstico, habitacional, nas comunicações (rádio, televisão, cinema), têxtil (surgimento das fibras sintéticas), como o náilon que, de tecido de pára-quedas passa a serem usados na confecção de lingerie e malhas. a vida volta a brilhar, bailes, grandes eventos, lugares exclusivos voltam a abrir suas portas, a Europa ressurge, a vida social estava agitada e com isso, uma pessoa se destacou que foi Christian Dior, atento a essa nova inquietação da sociedade, cria o New look. Foi a toda poderosa redatora da Vogue americana, Carmel Snow que diante da elegância vista por ela no desfile de Dior falou:…”This is a new look…”, então a expressão pegou e a nova já tinha um nome. New Look!download (3).jpg-new look Opulência de materiais, cintura justa, muitas saias rodadas indo até a barriga da perna, chapéus, luvas e salto alto e tudo isso nada mais é que uma releitura de uma época, 1860, época Vitoriana. As saias eram pregueadas, franzidas, drapeadas e enviesadas, muito pano e ainda forradas para ficarem bem armadas. O new Look era o oposto das roupas econômicas do período da guerra, onde Para se confeccionar um vestido, usava-se em torno de 6 a 9 metros de tecido, as bainhas das saias com 8 metros em média de roda! A câmara de comércio Britânica e outros órgãos e até mesmo algumas facções da sociedade Européia e Americana, consideraram esta moda frívola e causadora de desperdícios de tecidos, mas, muitas mulheres adoraram e aderiram também, o uso de uma cinta, a “vespa”, para que a cintura se adequasse ao new Look. Christian Dior (1905-1957), teve seu reinado iniciado em 1947, sua marca se estabeleceu em 1955 e perdura até os nossos dias sem jamais se abalar por um mal momento. Dior introduziu muitas inovações em suas coleções como Envol (decolagem) em 1948, 1950- encurtou as saias, 1952-criou conjunto de 3 peças, 1955-linha A e Y, linha princesa e a famosa  " Sahariènne ". Atualmente quem comanda sua Maison é nada mais nada menos que John Galliano.

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Havia, de forma generalizada um desejo de satisfazer os impulsos reprimido da guerra. Houve um surgimento cultural muito forte, o cinema fez surgir estrelas como Brigitte Bardot, com seu jeito sexy e desinibido, ficou popular. Edith Piaf, Lauren Bacall, Humphrey Bogart, Marilyn Monroe, Rita Hayworth…Um céu de estrelas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, era o cinema, e os grandes estilistas da época, tinham essas celebridades como fonte de inspiração e com isso, as não estrelas, as moças e senhoras anônimas, vestiam-se de glamour para terem também seus momentos de glória

Em 1952, surgiu Pierre Balmain, arquiteto, adepto de new look junto com Dior, fez da mulher parisiense um ícone da elegância. foi também um dos precursores do prêt-a-porter. Outros como Norman Norell, Roger Vivier, Cristobal Balenciaga, criador do estilo império, cintura alta para vestidos e corte quimono para mantôs. Hubert de Givenchy, fez sucesso com os " separáveis ": Peças que podiam ser combinadas a vontade e foi com um vestido pretinho usado por Audrey Hepburn em " Breakfast at Tiffany`s que o levou a glória. Chanel, retorna em 1954, após estar desde 1939 em silencio a espera de sua volta triunfal. mesmo com mais de 70 anos, mademoiselle aposta alto e apresenta o famoso Tailleur, correntes de ouro, blusas combinadas com o forro do casaco, botões com iniciais, tweeds macios, jóias-fantasias cintilantes, lenços de seda, bolsa tiracolo em martelasse e o escarpin bege com ponta escura, enfim, toda uma concepção que será mundialmente copiada, adotada, desvirtuada por todas as mulheres até os dias de hoje, após sua morte, a Maison Chanel, voltou a ser uma das mais influentes e poderosas de Parisdownload (3).jpg-chanel

Pierre Cardin, com o seu futurismo, inicia sua trajetória com os anos 50, fez com que o luxo contemporâneo tornar-se accessível para um numero maior de pessoas. Passou pela Maison de Paquin e depois por Christian Dior sendo também pioneiro em contratos de licença e propagador de artigos: Perfumes, óculos, sapatos…que ajudaram a propagar a grife pelo mundo até os nossos dias. 

Outros tantos surgem com suas maisons menores, mas nem por isso menos importante como é o caso de Guy Laroche, Carven, Line Vautrin, Lola Prussac, maisons essas que se pode dizer foram as precursoras das " butiques ", dessa maneira ocupavam um modesto lugar mas excepcionalmente criativos e naquela época havia lugar para todos e uns complementavam o outro.

Enfim, foi necessário duas guerras e suas consequências para que a partir dos anos 50 surja a mais profunda transformação que a história da moda já conheceu. Ela permitirá que o povo tenha acesso as criações do momento (tendências). A libertação vem para redistribuir as cartas, será através da moda, e na rua que as mudanças irão acontecer, principalmente para aquele público que até então não era levado em conta: a juventude. A moda para este grupo de consumidores estava até então atrelado aos mais velhos, estava na hora de mudar. Eles não se vestiam nos grandes salões, há que se criar não só moda para eles como outros bens de consumo especialmente voltado para eles, filhos do baby boom, farão surgir música, maneiras e aparências diferentes do já estabelecido. Foram os Norte Americanos que realmente soube captar os anseios desses jovensjuventude

Na década de 50 os jovens tinham mania por cardigãs de cashemira e lã as saias eram rodadas de feltro e com estampas chamativas, usavam anáguas, os adolescentes usavam meias soquete, sapatos Oxford (azul marinho com  branco ou marrom com branco), cabelos em rabo de cavalo, o jeans surge junto com a t-shirt, onda rebelde que começa com a idolatria ao ídolo James Dean, pelo cantor Elvis Presley e com isso se popularizou o uso das jaquetas de couro, cabelo engomado, costeletas e topetes

Não podemos esquecer que à partir dos anos 50 a televisão passou a influenciar muito a moda e a vida familiar, as mulheres usavam este meio de comunicação para copiar os modelos das atrizes e cantoras. Os anos 50, viveu o apogeu da alta costura, foi a época mais glamorosa e sofisticada de todas. Foi o momento da beleza, da revolução comportamental, a sociedade sofreu grandes mudanças, a economia, as artes, a música, a mulher se tornou mais feminina e jovial, a maquiagem estava no auge e o olhar era extremadamente valorizado, a palidez da pele era cultuada, como uma porcelana. surgiram as tintas de cabelo, produtos para alisamento e fixadores. Os penteados podiam ir dos coques ao rabo-de-cavalo. o cabelo curto também estava na moda, com mechas caindo no rosto e franjas para dar um ar de menina.belezaDois estilos caracterizaram esta época, a mulher ingênua chique ( Grace Kelly e Audrey Hepburn ) e a sensual, fatal, diva ( Rita Hayworth e Ava Gardner ) e sem falar do estilo Pin-Up americana, loiras, seios fartos, verdadeiras divas e esse estilo foi bem caracterizado por Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, acrescente-se a isso uma dose de ingenuidade e sensualidade.

A economia nesta época não ia mal, a sociedade tinha muito desejo por consumir e o momento era favorável porque havia muitas novidades a serem compradas. Os Estados Unidos, naquele momento aproveitou e  cresceu suas confecções, os estilistas diversificaram seus produtos através de licenças, sendo assim muitos produtos se tornaram símbolos do que havia de mais chique: lenço de seda Hermés, Chanel numero 5 e muitas outras coisas, Pierre Cardin que o diga. E se aproximando dos anos 60, aparece a juventude inquieta, rebelde, do sportswear, surgiu a moda colegial, as meninas com suas saias rodadas, calças cigarretes, sapatos baixos, suéter e jeans. E é nesta época que começa a soberania  dos jeans e da t-shirt, eternos! Geração Rock`n Roll, os beatniks que eram os esquerdistas que lutavam contra os padrões estabelecidos e conservadores da sociedade.

Vamos combinar, foi ou não foi uma época par ser sempre lembrada como raiz, formadora e libertadora…Realmente à partir dos anos 50, o mundo não foi mais o mesmo, pelo menos para a moda, não foi. Você o que acha? Deixe seu comentário.

17 outubro 2010

Tendência de cores para 2011 pela Pantone


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Segundo a Pantone, lugares exóticos como África, Índia, Peru e Turquia servirão de inspiração para a temporada de 2011, para os designers estas cores formam um verdadeiro link entre os consumidores e estes ambientes cheios de tons quentes e frios, é  uma cartela exótica e inesperada.
A Pantone que é a maior detentora em tendências de cores pelo mundo, fez esta ultima pesquisa para a primavera do hemisfério norte, mas nada impede que nós possamos fazer uso delas por aqui já nesta nossa temporada de primavera/verão. Na ultima temporada de desfile estas cores já estavam na passarela, aproveite, se inspire porque colorir esta na moda. É uma cartela gostosa e que combina bastante com os trópicos. Dê uma olhada no site da Pantone e confira o trabalho de vários designers que apresentaram no New York fashion week suas coleções onde já mostram estas cores. confira e se inspire!

Fonte:Pantone

15 outubro 2010

Chá com celebridades

-chá com personalidade

Que tal um chá das cinco acompanhado de celebridades do mundo da moda? Pois bem, é possível. Vá até o site shop.donkey-products.com e compre sachês de chá com cara de personagens do prêt-à-porter. Existe várias possibilidades como figuras do Rock`n Roll, tem o strip tea, pirates of the sea e outros tantos. A embalagem vem com cinco sachês e o melhor, tem zero de calorias.

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Donkey products foi fundada por Flobo Berger que começou com uma agência em 2000, já em 2004 abriu a agência de design e embalagens e 2008 criou a donkey products com sede em Hamburgo, Alemanha, seus produtos são muito originais e bem-humorados. Vale conferir todas as categorias de produtos e eles fazem entrega para outros países fora da comunidade Européia. Bom chá!

13 outubro 2010

Profissão: Estilista

Aqui estou para dar segmento ao assunto das profissões relacionadas a moda, portanto, hoje vou falar um pouco sobre o estilista. O que é ser um estilista, principalmente hoje, quando a gente vê por aí, de um lado e de outro, muitas cópias. Puro engano, ser estilista é uma dessas profissões que não corre o risco de desaparecer do mapa, pelo contrário. Segundo o dicionário Aurélio, é o profissional que lança as novas formas da moda. Já o dicionário Michaelis, complementa dizendo que é a pessoa que cria e desenvolve estilo de roupas, penteados, maquiagens...ou seja é a figura maior do setor de criação do ramo da moda, não só dita como segue as tendências mundiais do setor da moda e para isso deve ser bastante criterioso, consciente e seletivo para que assim ele poça manter preservada as particularidades de seu país, região e sua cultura.


O estilista trabalha muito com a criatividade, deve por obrigação estar antenado com tendências que estejam acontecendo dentro e fora das passarelas e é importante que ele entenda a cultura de outros países e suas particularidades para que assim ele poça atender e atingir o seu público alvo. Esta profissão esta cercada  de atributos que necessariamente o profissional deve ter, como por exemplo:
-Saber elaborar bem os projectos de coleção
-Ter visão e sensibilidade para fazer suas pesquisas e escolhas
-Ter a capacidade de saber observar e filtrar o que vê e depois utilizá-las para o desenvolvimento de sua coleção
-Saber criar modos( metodologias) para a função
-Criatividade, principalmente ela, vai ser de enorme utilidade porque o mundo da moda passa e repassa pela criatividade.Quanto mais melhor!
-Sem contar que precisa saber, ter entendimento sobre a modelagem, conhecimento do fator social, desenho e história, principalmente história do vestuário e história geral.

Quais são as tarefas principais de um estilista?
Primeiramente é a elaboração de um projecto de coleção, pesquisar as tendências ( inclui pesquisar modelos, tecidos, aviamentos, cores, enfim, tudo que esteja relacionado com a coleção escolhida ), o seu público e definir o estilo deste público. Em seguida vem a elaboração dos desenhos das roupas, acessórios ou o que estiver sendo desenvolvido pelo profissional, não podemos esquecer dos desenhos técnicos que são de extrema importância guando chegar a hora de produzir as peças e é guando o profissional terá a necessidade de trabalhar junto a uma costureira experiente onde juntos irão discutir e confeccionar as peças piloto para que poça ser feita os ajustes no projecto de coleção. Por ultimo vem a finalização do projecto, tudo pronto e a vez de pensar em mostrar para o mundo (mídia, revistas, catálogos, etc...) e o desfile, normalmente só as grandes marcas, maisons utilizam este meio, é muito custoso mas trás um resultado imediato porque mostra se todo o trabalho desenvolvido foi aprovado ou não.

A formação
Existe nos dias de hoje muitos casos de estilistas de fama consagrada que não tiveram  formação superior e nem cursos técnicos, mesmo porque esta especialização é coisa muito recente, somente a seis anos foi que se formou a primeira turma deste setor. Atualmente existe curso superior de moda, design, especializações em estilismo, modelagens, marketing voltado para a moda e sem contar os cursos profissionalizantes que estão espalhado por todo o país que por si só já dão uma base muito boa para se começar. a nível superior se estudará matérias como história da indumentaria, sociologia, estética, modelagem, design, marketing, participarão de laboratórios de criação entre outras e é bom lembrar que o curso é composto de aulas teóricas e principalmente práticas, porque são com elas que o aluno poderá  ter noção de como realmente funciona o desenvolvimento de um projecto de moda e suas dificuldades do dia-a-dia. A duração média do curso é de quatro anos.

O mercado de trabalho
Um estilista terá  uma ampla possibilidade porque o setor têxtil e o de confecções estão hoje, bastante desenvolvido e empregando profissionais não só em estilismo como do setor de gerência e administrativo como pessoas que estão ligadas ao setor de forma indireta como prestadores de serviço e logística. A oferta de vagas neste setor é bastante promissora. Segundo Dario Caldas, professor dos cursos de moda e design da universidade Anhembi Morumbi e Santa Marcelina, comenta que devido a crise económica, as empresas estão estão contratando profissionais que tenham um perfil generalista, que dominem todos os segmentos, porque das 30 mil empresas brasileiras, 80% são micro e pequenas empresas que infelizmente não terão cacife para contratar um especialista para cada setor. Por tanto é bom saber de tudo e além disso é importante saber que realmente um bom estilista é aquele que até costurar deve fazer parte do seu aprendizado, saber atuar em todos os setores é fundamental para se obter sucesso.

06 outubro 2010

Pierre Cardin, 60 anos de vanguarda na moda

Nasceu Italiano, Pietro Cardin, no dia 7 de julho de 1922, designer de moda, desde muito novo mostrou esta vocação, se naturalizou francês. Migrou para a França com seus pais afugentados pela primeira guerra mundial em 1924. Apartir do ano de 1935, Pierre com então quatorze anos começa a trabalhar em alfaiataria, passou pelo ateliê de Manby, estuda arquitetura e trabalha enquanto isso no ateliê de Paquim e Elsa Schiaparelli e em 1946 desenha o figurino de Jean Cocteau, no filme a " bela e a fera " e logo a diante torna-se chefe do ateliê de alfaiataria de Christian Dior em 1947.

Pierre Cardin inaugura então, em 1950 sua própria casa, apresentando alta costura. Extremamente vanguardista, Pierre sempre olhou para o futuro, especialmente para o tema "era espacial ", usando muito de formas geométricas. junto com Paco Rabanne e André Courréges, formou a que se chamou "tríplice aliança " do futurismo na moda.


Em 1959 foi expulso da chambre Syndicale de La Haute Couture por ter lançado uma coleção prêt-a-porter para uma loja de departamento.

Pierre Cardin RTW Spring 2011
Atualmente, com centenas de licenças que vai de roupas, óculos, perfumes, etc..em mais de 140 países torna Pierre Cardin um dos maiores recebedores de royalties do mundo. Além disso, desde 1981 é propietário dos restaurantes Maxim`s com filiais em diversas capitais. Em em 1991, tornou-se embaixador da boa vontade da UNESCO. Hoje com 88 anos, voltou a desfilar na semana de moda de Paris, após anos de ausência. Apareceu com seu habitual apelo jovem, dizendo querer ficar mais conhecido pelo publico jovem. seu desfile foi marcado pelo tom 60`, ficção científica, e como não podia faltar, a era espacial. Esta coleção foi apresentada por garotos e garotas, exaltando o lado unissex, muitas peças plastificadas, cores fortes e tubinhos. Pierre confessa que é ele mesmo que desenha suas coleções e para isso conta com uma equipe de 5 jovens. Recentemente vestiu Lady Gaga e no passado Beatles, Rollings Stones, sempre de olho no publico jovem de vanguarda. Uma de suas maiores e recentes  pretensões é aumentar suas vendas nos Estados Unidos, onde desfilara em Outubro.Pierre Cardin RTW Spring 2011Pierre Cardin RTW Spring 2011Pierre Cardin RTW Spring 2011Pierre Cardin RTW Spring 2011

recentemente foi lançado um livro que refaz a história de Pierre nesses seus 60 anos de moda, é da editora Assouline- Pierre Cardin-60 years of innovation. Este livro conta com a autoria de Jean Pascal Hesse, diretor de comunicação da maison Cardin há 15 anos. Vale apena conferir porque mais que tudo Pierre Cardin é escola e referência para a moda, design e porque não falar de negócios já que vem mantendo sua maison no decorrer desses 60 anos com maestria e não podemos esquecer que ele é mestre em distribuição e diversificação de produtos pelo mundo. Gênio!

Fonte:Imagens wwd
Cestsissibon