Páginas

06 outubro 2010

Pierre Cardin, 60 anos de vanguarda na moda

Nasceu Italiano, Pietro Cardin, no dia 7 de julho de 1922, designer de moda, desde muito novo mostrou esta vocação, se naturalizou francês. Migrou para a França com seus pais afugentados pela primeira guerra mundial em 1924. Apartir do ano de 1935, Pierre com então quatorze anos começa a trabalhar em alfaiataria, passou pelo ateliê de Manby, estuda arquitetura e trabalha enquanto isso no ateliê de Paquim e Elsa Schiaparelli e em 1946 desenha o figurino de Jean Cocteau, no filme a " bela e a fera " e logo a diante torna-se chefe do ateliê de alfaiataria de Christian Dior em 1947.

Pierre Cardin inaugura então, em 1950 sua própria casa, apresentando alta costura. Extremamente vanguardista, Pierre sempre olhou para o futuro, especialmente para o tema "era espacial ", usando muito de formas geométricas. junto com Paco Rabanne e André Courréges, formou a que se chamou "tríplice aliança " do futurismo na moda.


Em 1959 foi expulso da chambre Syndicale de La Haute Couture por ter lançado uma coleção prêt-a-porter para uma loja de departamento.

Pierre Cardin RTW Spring 2011
Atualmente, com centenas de licenças que vai de roupas, óculos, perfumes, etc..em mais de 140 países torna Pierre Cardin um dos maiores recebedores de royalties do mundo. Além disso, desde 1981 é propietário dos restaurantes Maxim`s com filiais em diversas capitais. Em em 1991, tornou-se embaixador da boa vontade da UNESCO. Hoje com 88 anos, voltou a desfilar na semana de moda de Paris, após anos de ausência. Apareceu com seu habitual apelo jovem, dizendo querer ficar mais conhecido pelo publico jovem. seu desfile foi marcado pelo tom 60`, ficção científica, e como não podia faltar, a era espacial. Esta coleção foi apresentada por garotos e garotas, exaltando o lado unissex, muitas peças plastificadas, cores fortes e tubinhos. Pierre confessa que é ele mesmo que desenha suas coleções e para isso conta com uma equipe de 5 jovens. Recentemente vestiu Lady Gaga e no passado Beatles, Rollings Stones, sempre de olho no publico jovem de vanguarda. Uma de suas maiores e recentes  pretensões é aumentar suas vendas nos Estados Unidos, onde desfilara em Outubro.Pierre Cardin RTW Spring 2011Pierre Cardin RTW Spring 2011Pierre Cardin RTW Spring 2011Pierre Cardin RTW Spring 2011

recentemente foi lançado um livro que refaz a história de Pierre nesses seus 60 anos de moda, é da editora Assouline- Pierre Cardin-60 years of innovation. Este livro conta com a autoria de Jean Pascal Hesse, diretor de comunicação da maison Cardin há 15 anos. Vale apena conferir porque mais que tudo Pierre Cardin é escola e referência para a moda, design e porque não falar de negócios já que vem mantendo sua maison no decorrer desses 60 anos com maestria e não podemos esquecer que ele é mestre em distribuição e diversificação de produtos pelo mundo. Gênio!

Fonte:Imagens wwd
Cestsissibon

Nenhum comentário: