Páginas

19 agosto 2010

Profissões da moda


 Vamos começar uma nova etapa aqui no blog, vou postar de forma breve sobre o universo das profissões do mundo fashion.Esta será a primeira de uma série.




 Já perceberão que no sector da moda existe uma enormidade de profissões que directa e indirectamente compõe o universo da moda. Estilista, desenhista de moda, compradores, modelista, pilotista, modelos, profissionais que trabalham para que um desfile de moda aconteça, fotógrafo, produtor de moda e nos ateliês então, costureiras, cortador(as), estoquista, sem contar a parte administratíva que eu não vou comentar aqui. Enfim, tudo isso se mistura e se cria uma das mais importantes industria e que gera milhares de empregos a cada ano pelos quatro cantos do mundo. Sem contar da importância das agências ou Bureau de prognósticos que reúnem um sem numero de informações de fontes independentes e pesquisam tendências para subsidiar as industrias e os criadores de moda
Hoje vou começar pelo ilustrador ou desenhista de moda. Um bom ilustrador ao meu ver precisa conhecer profundamente como o corpo humano funciona na integra,musculatura, ossos,movimentos,expressões e como a roupa + corpo interagem. Segundo mencionou Sue Jenkyn Jones em seu livro Fashion Design, a maioria dos ilustradores vêm de outras áreas do design, muitos trabalham como freelance, são dotados de grande habilidade manuais artísticas, domínio total de diferentes técnicas de desenho a mão livre, gráfico e actualmente web design. É um trabalho que dentro do mundo fashion é a meu ver um dos mais importantes porque a partir dele é que se desenvolvera  todo o restante de uma colecção,muitos estilistas também acumulam este trabalho de desenhar suas próprias colecções.
Este profissional encontra espaço de trabalho desde um ateliê/confecção, nas industrias, empresas de tendências(confecção dos cadernos), revistas e editoras. o importante que este profissional esteja sempre bem informado e actualizado com as tendências dominantes,sejam elas relacionadas a própria moda ou design gráfico,precisará ser versátil, saber bem qual estilo empregar para cada tipo de roupa e mercado. Saber sempre técnicas variadas de trabalho;layout, impressão, paginação, Photoshop, illustrator, CAD para as ilustrações técnicas...quanto mais ele souber mais trabalho em diferentes meios ele poderá ser solicitado ou se candidatar.
normalmente o ilustrador trabalha sozinho, não se esqueça  de que é um trabalho de criação, é preciso ter muita disciplina e treino,quanto mais ele desenhar, melhor ficará sua produção, e claro, não esquecer que seu cartão de visita será sempre um belo portefólio e um web site de primeira e que a criatividade e a inovação será fundamental para se destacar no mercado.
Eu recomendo o livro Fashion Illustrator, e lógico, na web tem diversos sites sobre o assunto como o clickmoda. vou mostrar abaixo os ilustradores que são os meus favoritos. Você tem o seu?, comente, deixe sua opinião, você também pode deixar sugestões para os próximos posts sobre profissões da moda.
fontes:Alfha210

Arturo Elena(Espanha)









Reilly(londres)







Bom gente, estes são alguns dos meus preferidos,se eu ficar aqui colocando todos,vou terminar no ano que
vem. Aguardem que volto falando mais sobre profissões de moda

Nenhum comentário: